Você está aqui
Home > destinos > Praia do Caúra e Praia de Juçatuba – São José de Ribamar

Praia do Caúra e Praia de Juçatuba – São José de Ribamar

Cada vez mais eu comprovo que existe muito destino a ser explorado no Maranhão. Como um maranhense que ama seu estado, me sinto no dever de compartilhar tudo que existe por aqui. Recentemente fui convidado a conhecer duas praias (Praia do Caúra e Praia de Juçatuba) que ficam no município de São Jose de Ribamar, um dos 4 que fazem parte da capital São Luís.

O ponto de encontro dos convidados (imprensa, bloggers e youtubers) foi no Porto do Vieira, onde pegamos o barco para fazer percurso pela orla de São José de Ribamar, parando na Praia do Caúra, lá aproveitamos para fazer fotos, andar de caiaque, fazer stand up paddle e admirar a beleza que aquele lugar proporciona. Por fim, parada para almoço na Praia de Juçatuba, e claro, mais selfies.

IMG_3070
Bloggers/Youtubers: @blogvilatrendy @manumarquesbarbosa @blogdigoporai @amandaestanislau @jamyllepaiva

Vamos lá!

Praia do Caúra

IMG_3067

É uma praia semi deserta, formada por belezas naturais, com água esverdeada, sem muita onda e com a temperatura bem morninha. Como é quase deserta não tem infraestrutura nenhuma, então tudo que for para se divertir, lanchar, beber você tem que levar. É um ótimo lugar para andar de caiaque, barco inflável, praticar stand up paddle, brincar de frescobol ou voleibol (a gente praticou alguns desses durante nossa visita).

IMG_3118

IMG_3054

IMG_3066

Em São José de Ribamar tem empresas que alugam caiaques e stand up paddle e quem fez os nossos foi a Pro Adventure (@proadvslz). O lugar é lindo e a água realmente deliciosa. Vale muito a pena conhecer em uma manhã. Não esqueça de passar muito bloqueador solar e tomar bastante água durante o passeio.

Fazendo parte da cultura local, as lendas são presentes por lá. A guia nos contou a seguinte história:

“O nome Caúra é de origem indígena que significa menino do umbigo comprido, diz a lenda que em um dia de lua cheia a filha do Caique entrou em trabalho de parto e iniciaram uma grande festa, o pajé foi chamado para fazer o parto, quando ele saiu da oca com o bebê no braço o umbigo vinha se alargando e um tubarão teria os engolidos. Diz a lenda que o tamanho do Caúra é o comprimento do umbigo do indiozinho. ”

Praia Unicamp – Juçatuba

IMG_3071

O nome Unicamp foi dado em referência aos primeiros desbravadores do lugar, que acampavam na chamada ilha deserta. A faixa de areia tem cerca de 800 m de extensão e a praia é cercada pelo mangue. No cenário, as palmeiras completam a paisagem. Não achei muito interessante para banho, pois tem muita lama e cascalhos, mas o lugar é incrível para belos registros.

IMG_3074

Por lá também tem a pousada e restaurante do seu Neto (Restaurante Unicamping), a parada para o almoço é necessária. Contato: (98) 98824-7292

Para chegar em Juçatuba pode-se ir de ônibus que sai do terminal localizado no bairro da Jardim São Cristóvão, em estrada pavimentada até o povoado e de lá se pode pegar moto táxi até as praias. Outra opção é ir de carro de tração, passeio, micro-ônibus. (Informações da internet)

Denomina-se Juçatuba devido local possuir uma quantidade considerável de juçarais, segundo informações, o povoado existe a cerca de 300 anos, porém não se sabe o ano exato de sua fundação, conta-se que a área servia de abrigo de escravos fugitivos, a maioria, vindo das fazendas dos Garcês, remanescentes quilombolas.

IMG_3322
Orla de São José de Ribamar

Apesar de alguns probleminhas ocasionados pela empresa que realizou a Press Trip, as praias são maravilhosas e um destino bem bacana para conhecer. Antes de fazer qualquer tipo de escolha, procure referências e dicas de pessoas com confiança. Sempre cobre o horário exato da volta, pois a maré seca e impossibilita a volta por via marítima.

Geralmente esse roteiro custa R$50 por pessoa e inicia às 8h e finaliza por volta de 13h. Não esqueça de levar alguns lanchinhos, água e protetor solar.

Para quem quer saber como foi toda essa aventura, é só assistir o programa Arte e Cor, canal 8 – RedeTV, no dia 2 de julho às 13h.

namochiladochris
Christian Barros, 23 anos, publicitário e moro em São Luís do Maranhão. Sou apaixonado por viagens e amo compartilhar as minhas experiências. Todas as minhas redes sociais: @barroschris

One thought on “Praia do Caúra e Praia de Juçatuba – São José de Ribamar

Deixe uma resposta

Top