Você está aqui
Home > viajantes > Arraial do Cabo por Marcella Itapary

Arraial do Cabo por Marcella Itapary

A maioria das pessoas que conhecem o Estado do Rio de Janeiro já deve ter ouvido falar da região dos lagos, mais precisamente das badaladas Búzios e Cabo Frio, o que muita gente ignora é um paraíso que fica ali pertinho: Arraial do Cabo. Arraial fica só a 140 km do Rio de Janeiro, é uma cidade pequena e tranquila, logo na chegada pela estrada nos deparamos com a primeira praia, a Prainha, e o encantamento é imediato, o mar é quase sempre muito calmo e a cor é surreal, ali já começa a sensação de “estamos em um paraíso”.

Ficamos 2 dias na cidade, chegamos à tardinha na sexta feira e voltamos pro Rio no começo da tarde de domingo. Ficamos hospedados em uma das inúmeras pousadas do Pontal do Atalaia (local em que as pousadas tem um preço mais salgado), a Sentinelas do Mar, com diárias que vão de R$ 300,00 a R$ 430,00. Dependendo da data e do conforto que você procura as pousadas podem ser bem em conta, chegando a menos de R$ 100,00 a diária, no booking você encontra varias opções, a maioria bem perto das praias.

image1

O Pontal do Atalaia é  um dos melhores locais do Brasil para assistir ao pôr do sol, as imagens falam por si. Arraial possui quase nada de vida noturna, mas a maioria do movimento fica no fim da praia dos Anjos onde se localizam a maior parte de bares e restaurantes.

Pontal do Atalaia - pôr do sol

No sábado fizemos o passeio de barco para ir a Ilha do Farol, Gruta de Nossa Senhora, Gruta Azul, Prainhas do Pontal (a dos famosos 250 degraus) e Praia do Forno. A ilha do Farol foi eleita a praia mais bonita do Brasil, como é uma reserva ecológica e a entrada é restrita e comandada pela marinha conseguimos fazer um ótimo passeio já que a maioria dos barcos (todos enormes, com música muito alta e animadores) de turismo sai às 10h e saímos em um barco menor e mais reservado às 8h30, podendo assim aproveitar os 50 minutos autorizados para ficar na ilha, descemos ainda nas prainhas do pontal e vimos várias tartarugas no caminho do passeio.

image4

DCIM100MEDIA

Super indico o barco que fomos, a empresa chama-se Arraial Vip Turismo e oferece um passeio impecável, para no máximo 20 pessoas além de ter um atendimento muito bom que ainda dá uma ajudinha nas fotos sub aquáticas. O valor do passeio com duração de 3 a 4 horas é de R$ 60,00 por pessoa.

As praias são todas paradisíacas, cada uma com sua especificidade.

A Praia dos Anjos é onde a maioria dos barcos da cidade fica ancorada, tem um visual de vila de pescadores e é de lá que saem a maioria dos barcos de turismo também.

DCIM100MEDIA

As Prainhas do Pontal são mais distantes do resto da cidade, mas sempre tem movimento de vendedores, turistas e moradores. É acessível por meio de barco ou pelos seus cansativos, mas bem pensados 250 degraus.

image7

A Praia Grande é a maior e mais central de Arraial, é ótimo para os surfistas de plantão, o vento ajuda muito na formação das ondas e possui quiosques com cadeiras e mesas pra quem quiser almoçar ou jantar por lá além de atendimento na areia.

A Praia do Forno é acessível por barco ou trilha, são 15 minutos de subidas e decidas e a vista da trilha é incrível. É a praia com a água menos fria da cidade e é a preferida de muitos visitantes.

A Prainha foi paixão à primeira vista e amor na estadia, fomos no domingo dia das mães então estava bem tranquila, muita gente fala que ela fica muito cheia nos finais de semana. O mar tem vários tons de azul, a areia parece que foi pintada e possui mesas e cadeiras com atendimento dos quiosques. Por lá alugamos um caiaque por R$ 15,00 para usar durante 30 minutos e fomos pro mar, nos deparamos com muitos peixes, tartarugas e uma energia inexplicável. Com certeza a prainha me ganhou. Lá também possui aluguel de SUP, infelizmente não tivemos tempo de fazer, pois tínhamos que pegar a estrada.

DCIM100MEDIA

A conclusão é que realmente Arraial é uma espécie de Caribe e vamos voltar muitas vezes ainda.

Uma dica que eu dou é pra quem tiver tempo passar mais um dia para fazer mergulho, dessa vez não deu pra gente, o tempo estava apertado, mas já estamos planejando a volta.

Texto e fotos por Marcella Itapary. 😉

namochiladochris
Christian Barros, 23 anos, publicitário e moro em São Luís do Maranhão. Sou apaixonado por viagens e amo compartilhar as minhas experiências. Todas as minhas redes sociais: @barroschris