Você está aqui
Home > destinos > 4 passeios nos Lençóis Maranhenses

4 passeios nos Lençóis Maranhenses

O destino mais procurado no Maranhão e sem dúvidas um dos mais lindos do Brasil, os Lençóis Maranhenses combina quilômetros de dunas branquinhas com várias lagoas de água doce, ora azuis e ora verdes, tudo isso faz parte do cenário incrível do Parque Nacional.

IMG_0427[1]

IMG_0286[1]

Fui convidado pela agência Kbeça Turismo para ficar três dias em Barreirinhas e durante esse período fiz um roteiro bem legal preparado por eles. Conheci pequenos e grandes Lençóis, cidades próximas, Rio Preguiças, fiz sobrevôo e várias coisas legais. Já tinha ido outras vezes, mas não tinha aproveitado realmente para conhecer os principais pontos turísticos de lá.

IMG_1131[1]

O acesso de São Luís até Barreirinhas pode ser por ônibus, microônibus ou carro próprio. Meu traslado foi via microônibus e durou cerca de 4h até o destino final que era a Pousada Villa dos Lençóis, onde hospedei durante esses dias.

IMG_1097[1]

A melhor época para explorar o destino é entre junho e setembro, pois as lagoas estão bem cheias por conta das chuvas que finalizaram. Para ter acesso recomendo contratar uma agência e acompanhamento de um guia credenciado. Somente veículos traçados e quatro rodas conseguem atravessar as diversas trilhas que existem por lá.

Pois então! Vamos lá!

Vou contar os passeios que fiz e indico para quem colocar os Lençóis em seu próximo destino:

Grandes Lençóis – Lagoa Bonita

Neste passeio você tem uma visão panorâmica da imensidão dos Grandes Lençóis, você se sente nas nuvens, no topo do mundo, porque além de ver as dunas, você também se depara com a vegetação ao redor.

IMG_0358[1]

O passeio se inicia em veículo 4×4 (tipo jardineira) buscando você em qualquer hotel ou pousada da região que conduz até o ponto onde é feita a travessia em balsa que dá acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (PARNA). O parque possui aproximadamente 155 mil hectares de dunas e lagoas sendo o único deserto de água existente no mundo.

IMG_0175[1]

O percurso de trilha dura em média 1 hora após a travessia da balsa e como é pela vegetação, todo cuidado é necessário, pois existem muitos galhos e caminhos que dão mais “aventura” ao passeio (haha). O guia todo tempo explicando e dando apoio ao grupo de mais ou menos 10 pessoas que estavam no carro.

Em frente ao grande paredão de Dunas há pontos de apoio onde os carros ficam estacionados, a subida de 30m (é sofrida viu haha) para termos acesso as Lagoa deste roteiro, mas a recompense é prazerosa ao ver uma das mais lindas paisagens existente no Parque, do alto das Dunas você tem uma visão panorâmica dos lençóis e de inúmeras lagoas de águas cristalinas, verdes e azuis.

A caminhada inicia e vamos até a primeira parada para um mergulho, voltamos a percorrer por várias lagoas, fotos, vídeos, e antes do fim do passeio, tem a parada para o por do sol. É uma gloriosa despedida e ponto de encontro de todos que estavam por ali, fazendo assim as áreas brancas do parque ganharem cores, amareladas, vermelhas e as nuvens se transformando em um misto de cores.

IMG_0556[1]

O passeio durou em torno de 3h.

Atins e Lagoa das 7 mulheres

IMG_0956[1]

Pegamos novamente a balsa para atravessar e iniciar o passeio. O percurso da trilha dura em média 01h30 até a Foz do Rio Preguiças onde acontece o encontro do Rio com o Oceano Atlântico, antes de chegar passamos por vários povoados e por Atins, o que me impressionou é que já existe muita coisa legal (pousadas, restaurantes, etc) tudo preparado para quem escolher ficar só por lá.

IMG_0955[1]

Ficamos admirando a beleza que é o encontro do rio com o oceano, tem um barzinho que você pode ficar na rede e tomando uma água de coco.

IMG_0900[1]

IMG_0953[1]

Seguimos então 15 minutos pela Praia até o Canto do Atins, uma praia paradisíaca e limpa para banho. Seguimos uma pequena trilha até o Restaurante do Sr. Antônio para encomendar o almoço, escolhi o camarão que sempre falam que é impossível não experimentar (inclusive amei e recomendo).

IMG_1030[1]

Seguimos para o parque e fizemos uma caminhada entre as dunas para conhecer e se deliciar com as lagoas, até chegar na Lagoa das 7 Mulheres, onde foi gravada a novela Da Cor do Pecado.

IMG_1029[1]

Passeio finalizando, faz o percurso novamente e para no restaurante para o almoço, logo após é realizada a volta para a cidade.

Sai às 8h30 da manhã e retornei às 16h30, ou seja, essa escolha irá precisar de um dia inteiro.

Rio Preguiças, Vassouras, Mandacarú e Caburé

IMG_1151[1]

O inicio do passeio é realizado no porto das Lanchas, o embarque ocorre em lanchas tipo voadeira, o legal é a preocupação do guia Cristiano com o nosso uso de coletes, além disso, me contaram que ele é um dos mais disputados da região, fiquei impressionado com tudo que ele sabe e a forma que ele tratava todos do grupo.

IMG_1169[1]

Seguimos 42 km de Rio Preguiças a baixo em um city tour náutico contemplando as mais diversas vegetações existente no rio Preguiças como os manguezais, Juçareiras (conhecida por muitos como açaí), Buritizeiros (principal vegetação das artesãs) e igarapés.

Chegamos a área dos pequenos Lençóis, em Vassouras, onde pode tomar água de coco, banho de rio, caminhada sobre dunas e alimentar os macacos da região (a principal atração dali).

IMG_1241[1]

IMG_1292[1]

Logo depois fomos em direção a Mandacaru, o principal atrativo é a visita ao farol das Preguiças com 54 metros de altura e seus 160 degraus, infelizmente estava fechado por conta das obras de recebimento da Tocha Olímpica. Lá provei um delicioso sorvete de buriti.

IMG_1406[1]

IMG_1430[1]

Na praia de Caburé, península banhada pelo rio Preguiças e pelo Oceano Atlântico. O local é composto por vários restaurantes onde é servido pratos da culinária regional, comi um peixe frito maravilhoso. Lá também você pode alugar um quadriciclo.

IMG_1451[1]

IMG_1509[1]

Sobrevôo

IMG_0721[1]

O voo panorâmico com duração de 25 a 30 minutos sobre o Parque Nacional permite visualizar toda a dimensão e exuberância que compõe o Parque dos Lençóis e arredores, com as suas dunas, lagoas, manguezais, praias e rios. A experiência é incrível e vale muito a pena.

Fiz o passeio pela AVA Sobrevôos.

IMG_0654[1]

IMG_0728[1]

Recomendações e NÃO ESQUECER: protetor solar, água e um boné para proteger do sol.

Adorei os passeios e acredito que são os melhores que tem na região, abaixo tem o contato da agência.

Clique aqui e tenha: Descrição dos Serviços de Passeios e Traslados KBEÇA LENÇOIS

Site: kbecaturismo.com

Contato: (98) 98788-1044 / 98827-7715

Reservas: reservas@kbecaturismo.com.br

Instagram: instagram/kbecalencois

 

namochiladochris
Christian Barros, 23 anos, publicitário e moro em São Luís do Maranhão. Sou apaixonado por viagens e amo compartilhar as minhas experiências. Todas as minhas redes sociais: @barroschris

3 thoughts on “4 passeios nos Lençóis Maranhenses

  1. Os Lençóis Maranhenses é de tirar o fôlego! Paisagem surreal. Todos os os passeios que fizemos não sai da nossa memória. Ai aquele camarão de Atins é perfeito!!! Muito bacana seu post, nos deixou muitas saudades desse lugar incrível que é o Maranhão.

Deixe uma resposta

Top